SUPORTE – IMPORTAÇÃO PASSO A PASSO

[vc_separator icon=”angle-down”]

1° – Solicitar o Invoice ao Dealer no exterior. Nessa ficha deve conter todos os detalhes do veículo como: marca, modelo, cor, ano de fabricação, ano do modelo, quantidade de portas, número de passageiros a serem transportados, cilindradas do motor e seus respectivos acessórios e detalhes (exemplo: air bag, farol de milha, etc). O VIN (número do chassi do veículo), o Incoterm (se a venda é FOB ou CFR), informar qual o porto de embarque, e o porto de destino, detalhes completos do fabricante (nome e endereço completos), NCM do veículo, quantidade, preço unitário, preço total, valor FOB, valor do frete internacional (se o Incoterm for CFR) e canal bancário para o fechamento de câmbio. O Invoice precisa estar assinado, carimbado e deverá conter também o carimbo de original. O número de série do motor deve ser mencionado no invoice.

2° – Solicitar LCVM – Licença para uso da Configuração de Veículo ou Motor ou LCM – Licença para Uso da Configuração de Ciclomotores, Motociclos e Similares. Esse documento é requerido ao IBAMA pela DTB Imports.

3° – Com a emissão de LCVM ou LCM, é possível pedir o CAT – Certificado de Adequação ao Trânsito, estando com o VIN definitivo e correto além do MIN (número de série do motor) em mãos.

Esses devem ser solicitados antes do embarque do veículo, para que ao chegar possa ter sua liberação rapidamente.

4° – Emissão da LI (Licença de Importação). Para a emissão deste documento é necessário que a LCVM ou LCM já tenha sido emitida pelo IBAMA, e esse número deve estar nas informações complementares da LI.

5° – Seguro Internacional – A contratação do seguro Internacional é uma garantia para o importador pois se trata de uma mercadoria de grande valor. Uma cópia do Invoice deve ser enviado a Companhia de seguros para que a área técnica analise os detalhes da importação, e defina as condições da cobertura do seguro. Esse procedimento deverá ocorrer antes da saída do veículo do local onde se encontra (concessionária, armazém do fabricante, etc.).

6° – Após a liberação da Licença de Importação e os procedimentos anteriores, é possível solicitar ao agente de carga no exterior que providencie o embarque do veículo. O agente de carga deverá ser notificado sobre esse embarque logo que se iniciem os contatos para a importação do veículo, visto que o mesmo deverá fazer as cotações referentes ao frete marítimo internacional e demais taxas a serem pagas ao armador.

7° – Por motivo de segurança, o veículo será acondicionado em um container totalmente fechado e lacrado com numeração na porta. Tanto o número do container como o número do lacre deverão ser informados ao Conhecimento de Transporte Marítimo (B/L).

8° – Após o embarque, A DTB Imports enviar ao importador no Brasil(cliente), por courier, os seguintes documentos: original mais 5 cópias do Invoice (devidamente assinado, carimbado, contendo o nome e função da pessoa que está assinando, notarizadas e visadas por consulado ou câmara de comércio brasileiros);

Packing list em 1 original mais 5 cópias (assinadas, carimbadas e contendo o nome e função da pessoa que está assinando); 3 originais mais 5 cópias do Conhecimento de Transporte Marítimo (B/L).

9°– Com o recebimento de todos os documentos originais e a chegada do navio ao Brasil, o despachante brasileiro fará o registro da DI (Declaração de Importação), para a nacionalização do veículo.

10°- Logo após realização do pré-cadastro, na receita federal pelo fiscal responsável, conferência física da mercadoria e liberação da mesma, é feito um cadastro completo na BIN(Base de Informática Nacional), sendo que o representante técnico insere no sistema serpo todos os dados complementares do modelo, para que o importador possa efetuar o primeiro emplacamento e licenciamento junto ao DETRAN.